Jonavo e a nova cara do Folk brasileiro

“Porra é isso! Eu comecei querendo ser ela. No dia seguinte fui cortar o cabelo igual o dela.”  (Jonavo em relação a sua principal influência, Cássia Eller). 

Em um mix de Rolling Stones, Rita Lee, Cat Stevens, Cazuza… e claro, Cássia Eller, sai um som folk/rock contemporâneo. De Campo Grande diretamente para São Paulo e de São Paulo para o Indikaí, apresentamos o cantor e compositor Jonavo.

Há quatro anos em São Paulo, o cantor faz parte de vários projetos entre eles o Folk na Kombi, junto com novos nomes do folk brasileiro.

Casulo é o mais novo trabalho de Jonavo, que conta com a participação magistral de Renato Teixeira em ‘’Musicando o vento’’, que pode ser conferida na internet. A novidade recém-saída do forno é a música Beijo Beijo, disponível em todas as plataformas digitais.

Bora conferir nossa prosa!

  1. Além de cantor e compositor, você também fez teatro. Com quantos anos descobriu todo esse talento?

Eu fiz teatro quando era criança porque eu queria ser humorista. Sempre fui o aparecido da turma que imitava todos os professores na escola. Acho que a coisa da arte tá no sangue. Venho de uma família muito artística, então sempre fui muito incentivado.

  1. Jonavo, você faz parte de alguns projetos como, Folk na Kombi e Sunday Folk. O seu trabalho solo tem alguma influência desses projetos ou é algo diferente?

Eu faço parte de uma galera que está se juntando aqui em São Paulo pra mexer a cena de folk. A gente produz eventos, compõe juntos, abre espaços. As pessoas as vezes não fazem ideia do quanto é preciso juntar forças pra poder crescer. O Folk na Kombi é um projeto que ilustra isso, pois juntamos três artistas autorais e montamos uma banda só pra apresentar esse trabalho. O Sunday Folk já é algo que junta mais gente, ali são vários artistas que fazem esse encontro. Nos dois projetos eu sou um pedaço que na soma faz as coisas acontecerem.

  1. O que você ouve atualmente?

Eu sempre ouço as mesmas coisas, Rolling Stones, Cat Stevens, Zé Ramalho…
O último disco do Renato Teixeira e Almir Sater, tá lindo demais…

  1. E de repente uma viagem aos Estados Unidos acabou se tornando uma ‘’mini turnê’’. Conta como isso aconteceu.

Foi uma viagem incrível, passando por Nova York, Boston e Nashville. Eu tinha o sonho de conhecer esses lugares e aproveitei pra fazer um rolê musical. Consegui lugares pra tocar, toquei nas ruas e no metrô. Tudo isso da pra ver na web série que eu fiz “As viagens de Jonavo”, já está disponível na internet.

  1. Casulo, é o seu novo trabalho, traz a participação do Renato Teixeira na música ‘’Musicando o vento’. É um trabalho 100% autoral ou conta com parcerias?

Então, esse disco vem sendo construído desde que me mudei de Campo Grande pra São Paulo. Logo que cheguei fui morar em um apartamento bem pequeno na Liberdade e lá foi o lugar onde eu compus a maior parte das músicas desse disco. Um projeto que está sendo desenhado com calma por mim e pelo produtor Wlajones Carvalho. A participação do Renato Teixeira veio abençoar esse momento da minha história. A música é a primeira que soltamos do projeto, quando fiz a música já pensei na voz dele cantando e, quando cantei foi realmente muito emocionante. Mas vem muito mais por aí.

  1. Quando teremos o prazer de ouvir Casulo?

Estamos terminando o disco, mas por conta de todos os outros projetos que estou envolvido, ele está aguardando a melhor hora pra ser lançado. Mas já não aguento mais de ansiedade.

  1. Uma dica musical por Fernando Jonavo.

Sem dúvida o disco Ar de Almir e Renato. Uma obra prima!
Já conferiu o clipe de Beijo Beijo? Nós, do Indikaí, achamos lindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s